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quarta-feira, 18 de maio de 2011

INFÂNCIA E TECNOLOGIA


INFÂNCIA E TECNOLOGIA UMA REALIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Nestes 25 anos de história temos vivido grandes transformações, estamos experimentando as mudanças na sociedade nas suas formas de organizar-se, de produzir bens, de comercializá-los, de divertir-se, de ensinar e aprender. (MORAN, 2000)
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão presentes no nosso cotidiano e inclusive dentro das instituições de ensino auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.
Hoje lidamos com os nativos digitais, “aqueles que já nasceram e cresceram na era da tecnologia.” (MATTAR, 2010. p. 10)

“Nossos alunos mudaram radicalmente e hoje são falantes nativos da linguagem digital dos computadores, videogames e internet; [...] Alunos nativos digitais estão acostumados a receber informações mais rapidamente [...] Os alunos de hoje não são mais as pessoas para as quais nossos sistemas educacionais foram projetados”. (MATTAR, 2010. p. 10)


A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem às salas de aula marcando presença também na educação infantil. Na visão de FREIRE (1996), é necessário que os educadores empreguem todos os recursos disponíveis para que a educação possa dar grandes saltos.


O Colégio Fazer Crescer visa aproveitar situações reais, tornando as atividades mais significativas e menos abstratas. Para incorporar a tecnologia educacional no contexto escolar, é necessário que os docentes verifiquem como será absorvida essa tecnologia na educação, procurando discutir com os alunos essas alterações, integrando de forma significativa os recursos tecnológicos no cotidiano educacional.


Para PAPERT (1994, p. 10)


“A mesma revolução tecnológica que foi responsável pela forte necessidade de aprender melhor oferece também os meios para adotar ações eficazes. As tecnologias de informação, desde a televisão até os computadores e todas as suas combinações, abrem oportunidade sem precedentes para ação a fim de melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem, pelo que me refiro ao conjunto inteiro de condições que contribuem para moldar a aprendizagem no trabalho, na escola e no brinquedo”.


Colocar computadores nas escolas significa introduzir a informática como ferramenta de ensino dentro e fora da sala de aula. Dominar essas ferramentas, é muito mais do que aprender a usá-la, significa garantir a possibilidade de ensino e aprendizagem através das mesmas. A sua incorporação no processo educativo oportuniza a implementação de um novo paradigma pedagógico produzindo novas e ricas situações de aprendizagem.

Em 25 anos, estamos sempre inovando proporcionando aos nossos alunos, desde a Educação Infantil, uma aprendizagem significativa com aulas mais participativas, interativas, envolventes, tornando “agentes” da construção de seu próprio conhecimento; o professor por sua vez estará utilizando a tecnologia para dinamizar as aulas e orientar os alunos na construção de seu saber.

Fazer parte do crescimento tecnológico desta instituição, compartilhando, construindo e produzindo saberes com alunos e professores é algo muito gratificante. Nestes 7 anos de instituição, crescer sempre foi a minha meta, aqui cresci, aprendi e despertei grandes sonhos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Editora Paz e Terra. 1996.


MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Perarson Prentice Hall, 2010.


MORAN, J.M., Masetto, M. T. e Behrens, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.


PAPERT, Seygmour. A máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994

Texto escrito por Maria Cristina do Nascimento Silva Brandão em comemoração aos 25 anos do Colégio Fazer Crescer

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